quinta-feira, 30 de maio de 2013

Escravo! Escravizar! Escravidão!

Quando olho para as pessoas de maneira geral me pergunto: 'como o ser humano conseguiu e consegue olhar para outro ser humano, apontar com o dedo, chamá-lo em sua direção/capturá-lo, comprá-lo, fazer dele um escravo?'.

 A palavra escravo vem do latim sclavus, cujo significado é "pessoa que é propriedade de outra”; e de slavus, que significa “eslavo”, pois muitas pessoas desta etnia foram capturadas e escravizadas em outros tempos. Tirei essas informações da Wikipédia... a que se refere aos povos eslavos não encontrei referências confiáveis para atestá-las (lembrete: algo sobre o qual ainda irei pesquisar mais).

Eu tenho uma lança... eu tenho um boi... eu tenho uma casa... eu tenho um carro... eu tenho um iate...eu tenho... eu tenho.... eu tenho...

Eu tenho uma pessoa, ela é minha por direito - e ela não tem direito nenhum. Eu a capturei... eu a comprei... sei lá.... portanto, sou seu dono.

De maneira geral, os seres vivos - os complexos ou os mais simples - são dependentes de vários elementos que estão ao seu redor para subsistir e manter-se vivos. O ser humano - um ser vivo dos mais complexos - desde sempre manteve uma relação de posse com 'coisas' que estão à sua volta. Estudos arqueológicos comprovam isso.

Nessa relação de posse do homem com determinadas coisas, o homem se reconhece como senhor delas, como dono - que no dicionário aparece como aquele que possui, não necessariamente o criador.

'Sou dono de trezentos homens!" O ser humano transformado em mercadoria.

 'Tudo bem!', diriam alguns 'negros e índios não têm alma'.

Penso aqui com os meus botões: quanto de inteligência, de discernimento, de bom senso têm/tinham os que assim pensavam? Quanto de alma 'eles' têm/tinham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário