domingo, 19 de maio de 2013

Meu nome é José Sousa da Silva Filho. Tenho 36 anos;1,82 m, peso 95 quilos.

Nasci e cresci na maravilhosa Cidade Maravilhosa - Rio de Janeiro. Sou descendente de escravos: meus tataravós, embarcados na ilha de São Tomé, originários da Costa da Mina, área que atualmente abrange Benin, Nigéria e Togo, aportaram no Brasil no fim do século XVIII, para trabalhar nas minas de ouro e diamantes.

Sou Porteiro/Segurança de uma Clínica de Reprodução Humana Assistida - uma multinacional que se instalou entre as centenas de hotéis, restaurantes, casas noturnas, bares, e bem em frente à Praia de Copacabana, na avenida Atlântica, nº 0000.

Duas são as paixões da minha vida: a escravidão dos negros no Brasil (e de quebra em outros lugares do mundo) e Maria.... não uma Maria especial, e sim tudo e todas que têm o nome de Maria.

Não sou nada bom com essas coisas de escrever, Português nunca foi minha disciplina favorita na escola (terminei o Ensino Médio); do que eu gostava mesmo era da disciplina de História.

Mas gostava de ler de tudo, de tudo mesmo. E de tanto ler tudo o que me cai nas mãos, aprendi um pouquinho mais sobre a língua que falo e que estou usando agora pra escrever; mas, acredite, pra não errar feio, uso o dicionário a cada dez ou vinte palavras; se mesmo assim você encontrar erros, me desculpe.

Talvez até eu terminar de escrever minha história, adote-o como minha terceira paixão, por enquanto Zé Primeiro - nome que dei ao meu dicionário - é só meu melhor amigo.

Além de minhas 'ferramentas' de trabalho, durante o dia, não sai do bolso do meu casaco o pequeno dicionário - completamente arrebentado, de tanto ser folheado.

Além dos livros que carrego à noite quando vou para o curso preparatório para o vestibular - sim, vou fazer faculdade de História, se Deus quiser -, o que vem junto comigo é Zé Primeiro.

Então, veja o que carrego sempre comigo: na cabeça: escravidão; no bolso: dicionário; e Marias no coração.




 











 







 























 













Nenhum comentário:

Postar um comentário